rpg1

rpg4

RPG

Reeducação Postural Global

O que é a Reeducação Postural Global?

RPG significa Reeducação Postural Global e é um método de terapia manual (não usa aparelhos) desenvolvido pelo fisioterapeuta francês Philipe Souchard.

O seu objectivo, como o nome sugere, é a correção das alterações posturais que causam dor ou desconforto. Isso é conseguido através do desbloqueio da repiração, do alongamento muscular e do "aumento" do espaço articular.

Na sessão inicial o paciente relata os seus sintomas e o fisioterapeuta realiza a avaliação postural desse paciente.

A partir desses dados são selecionadas posturas específicas para a solução desses sintomas. As posturas colocam todos os músculos do corpo em acção (por isso o termo "global") o que promove o alívio das tensões musculares que impedem o movimento livre das articulações.

Durante cada tratamento, o fisioterapeuta vai orientando, conduzindo e impedindo que surjam compensações que coloquem em risco as correções posturais que se pretendem.

O número de sessões necessárias para a solução dos sintomas varia conforme o quadro de cada paciente e em cada sessão é feita uma reavaliação para uma constante adequação do tratamento.

Indicações mais frequentes da RPG:

- Alterações posturais comuns, como hipercifose (aumento da curvatura dorsal) que pode gerar dor nos ombros e pescoço por sobrecarga; hiperlordose (aumento da curvatura lombar) que pode produzir dor lombar ou nas pernas; escoliose (desvio da coluna) que além de produzir alterações estéticas, pode levar ao aumento de tensões musculares e dor;

- Prevenção e tratamento de condições patológicas como hérnias discais, osteófitos (“bicos de papagaio”), cervicalgias, dorsalgias, lombalgias, dores articulares e reumáticas;

- Indivíduos que practicam actividade física regularmente, de modo a evitar actitudes viciosas e a melhorar a estabilização articular, o que previne lesões e dor após o exercício;

- Prevenção de lesões no desporto, através da melhoria da função muscular e articular;

- Indivíduos que não apresentam sintomas mas apresentam encurtamentos musculares importantes;

A duração de uma sessão de RPG é de cerca de uma hora. A frequência das sessões, nos casos crónicos, é de uma sessão por semana e nos casos agudos, duas sessões por semana. São escolhidas, normalmente, duas posturas para serem trabalhadas sob orientação e manualidade do fisioterapeuta. O trabalho é feito sempre de forma suave, respeitando os limites do paciente.

ver Fisioterapia

ver Osteopatia